Escrito a . Colocado em Notícias
Inaugurado a 19 de Dezembro de 1941, edifício do Coliseu do Porto, no estilo Arte Deco de autoria do arquitecto Cassiano Branco, foi hoje classificado como monumento de interesse público por publicação no Diário da República.
É ainda fixada uma zona de protecção do imóvel.
Clique aqui para ver o documento.
Escrito a . Colocado em Notícias
O Coliseu do Porto celebra hoje o 70.º aniversário com o mesmo programa artístico que inaugurou a sala, a 19 de dezembro de 1941, tendo então como solista, ao piano, Helena Sá e Costa, que será homenageada.
Falecida a 8 de Janeiro de 2006, Helena Sá e Costa será recordada hoje com o descerramento de uma placa no átrio do Coliseu, cerimónia em que participará a sua irmã, a violoncelista Madalena Sá e Costa, com 94 anos. Segue-se, pelas 21:30, o concerto comemorativo da efeméride, interpretado pelo pianista Constantin Sandu e pela Orquestra ARTAVE (Orquestra Sinfónica da Escola Profissional Artística do Vale do Ave), sob a direção do maestro Luís Machado.
Sob a direção do maestro Pedro de Freitas Branco, Helena Sá e Costa foi a figura central do espetáculo que abriu o Coliseu do Porto, interpretando "A consagração da casa", uma das últimas obras de Beethoven, e o Concerto n.º 1, para piano e orquestra, de Mendelssohn. "Helena Sá e Costa tocou na inauguração, tocou nos 50 anos do Coliseu, nos 60 estava lá mas já não conseguia tocar e nos 70, infelizmente, já não está connosco, por isso entendemos que era altura de prestar homenagem a uma grande senhora da cidade, a uma grande pianista e sobretudo uma grande pedagoga", afirmou à Lusa José António Barros, presidente da Associação Amigos do Coliseu, entidade que gere a sala.
© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Escrito a . Colocado em Notícias
O 'pai do rock português' celebrou 30 anos de carreira no Coliseu do Porto, que passou a ostentar uma placa comemorativa
"Estou em casa", exclamou Rui Veloso ao ver a família na primeira fila do Coliseu do Porto. A mítica sala portuense esgotou duas noites para comemorar os 30 anos de carreira do músico portuense e exibe desde domingo uma placa para assinalar a data.
Notícia DN > Sérgio Pires
Escrito a . Colocado em Notícias
Porto, 12 nov (Lusa) -- Com o Coliseu do Porto esgotado, os GNR apresentam hoje o seu último álbum, "Voos domésticos", e comemoram o 30ª aniversário, descerrando antes uma placa evocativa.
"O Coliseu do Porto presta a sua homenagem a Rui Reininho e aos GNR no aniversário da sua extraordinária carreira como músicos de referência desta cidade" - é este o texto que consta da placa que será descerrada, no átrio do Coliseu do Porto, pelas 19.00 horas, numa homenagem da Associação dos Amigos do Coliseu do Porto.
Uma placa com que esta associação quer "assinalar tão rica, prolongada e bem sucedida carreira desta banda da cidade do Porto e uma das maiores da música portuguesa".
© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.